Transcatarina 2009

O Transcatarina percorrerá uma das regiões mais lindas de Santa Catarina entre os dias 14 a 18 de Julho,  onde vários turistas estaduais e nacionais buscam emoção e adrenalina. A prova terá 5 categorias, para que todos possam participar, desde o mais experiente até o mais novato, que começa sua aventura nesse mundo maravilho que é a regularidade. As categorias estão divididas assim:

 

SUPER MASTER - As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias.
Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

 

GRADUADOS - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.

 

JEEP - Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4x4.

 

JÚNIOR - As médias de velocidades serão igual a categoria JEEP, será a quarta categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.

 

TURISMO - Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turism sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4x4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

 

PROGRAMAÇÃO INICIAL DO TRANSCATARINA

 

-Dia 14/07 e 15/07    Confirmação de Inscrição

-Dia 15/07 as 17:00  Prologo em Fraiburgo

-Dia 16/07 Parte da Manha  - Etapa 1 - Fraiburgo a Curitibanos
-Dia 16/07 Parte da Tarde   - Etapa 2 - Curitibanos a Lages
-Dia 17/07 Parte da Manha  - Etapa 3 - Lages a Atalanta
-Dia 17/07 Parte da Tarde   - Etapa 4 - Atalanta a Rio do Sul
-Dia 18/07 Parte da Manha  - Etapa 5 - Rio do Sul a Botuverá
-Dia 18/07 Parte da Tarde   - Etapa 6 - Botuverá a Balneário Camboriu
-Dia 18/07 a noite - Premiação no Hotel Recanto das Aguas em Balneário Camboriú

 

 TRANSCATARINA - Horizonte sem Limites

Este evento é uma prova de regularidade e precisão.  O competidor tem que comparecer no local, horário, minuto  e  segundos  determinados pela  direção  de  prova.  Este  esporte  não  tem  como  objetivo  a  velocidade  para  chegar em primeiro  lugar,  mas  sim  a  regularidade  de  cada  competidor.  Assim sendo, até  quem  larga  por  último tem  a  chance  igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo  participante  que  mais for regular,  cumprindo o trajeto imposto pela  organização  e  passando  pelo  postos  de  controle  na  hora   ideal  e  determinada.  Poderão  participar  pilotos,  navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência  em  provas de Jeep Raid. É  obrigatório que o piloto  possua   Carteira  Nacional de Habilitação, quanto aos demais tripulantes não há restrição de idade, no  caso  de  menores é obrigatória uma autorização por escrito  do  responsável  legal. “O  verdadeiro jipeiro  nunca trilha sozinho.  Com base no companheirismo  e  no respeito  eles  enfrentam os desafios do caminho com espírito esportivo, aventureiro e apaixonado. É tudo isto que faz essa galera ser especial”.

_1_09082008022.jpgAtravessar estradas de  asfalto e de terra com buracos, cascalhos, galhos e pedras. Subidas íngremes, areia, lama, atolar o carro várias vezes em um percurso. Ter contato direto com belas paisagens e montanhas. Desbravar trilhas acessíveis somente com o uso de um veículo potente. Disposição e espírito de equipe. Testar a resistência dos homens e das máquinas. Tudo isso faz parte dos que se aventuram no universo das aventuras de Jipe. Obstáculos não existem para os praticantes que compõem este esporte de aventura. Ultrapassar limites é a meta. O uso de veículos específicos, com tração nas quatro rodas e acessórios que são _1_09082008052.jpgincorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas, diferencia o mundo destas pessoas apaixonadas pelo desafio. Nunca explicaremos o que nos leva a cumprir estes rituais, mas traremos de tal forma real a motivação em superar nossos limites. A interação do jipeiro com a natureza, a transformação do meio ambiente ao longo de milênios, um duelo entre quilômetros e nossas crenças. Por Shaekspeare nossos destinos e desejos caminham ao contrário. Busca na essência novas perguntas e respostas, testar os relacionamentos ao extremo. Até onde vão nossas vidas? Como está o meio em que vivemos? Precisamos transmitir as outras pessoas o porquê de sermos diferentes e nós somos... Transcatarina, muito mais aventura em sua vida !