9º Transcatarina: mantém ritmo quente e empolga participantes

publicado em: 14/07/2017

 O roteiro entre Canoinhas e Rio Negrinho destacou as duplas que possuem maior afinidade. Em uma prova rápida e técnica, a comunicação entre piloto e navegador fez a diferença para um desempenho impecável

 

É possível tornar uma etapa ainda mais desafiadora que a outra? Sim! Quando todo mundo pensa que encarou o certame mais difícil de todos os tempos, a SC Racing mostra que é possível elaborar um rali de regularidade ainda mais técnico. E foi exatamente isso que pilotos e navegadores que disputam o título do Transcatarina 2017 comprovaram nesta sexta-feira, 14, após experimentarem terrenos inéditos da região e concluírem o segundo dia do evento. Participam do certame 243 veículos, que estão divididos nas categorias Máster, Graduados e Turismo (de competição), e Passeio e Adventure (de aventura). 

 

O roteiro entre Canoinhas e Rio Negrinho, SC, teve aproximadamente 220 quilômetros, com 90 quilômetros cronometrados. As trilhas cruzaram as plantações de pinus (que apresentaram terreno úmido) e o CTG – Centro de Tradição Gaúcha – Fazenda Evaristo, que possui uma área bem ampla, na qual a organização do evento aproveitou para colocar balaios e pegadinhas bem técnicos, que exigiram concentração total das duplas. 


“O trajeto teve muitas curvas e estava estreito e, em algumas partes, tinha vegetação bem fechada. O solo era liso – ora com grama –, e só no trecho final que apareceu um pouco de pedras”, disse o piloto Raul Damasio Perillo, que conta com a navegação de Débora Luiz Gonçalves. 

 

Sem piscar para não errar

 

Os dias em Santa Catarina estão inspiradores – céu azul e o Sol brilhante, a chuva não deu o ar da graça (assim como no ano passado), então, no

 

 máximo, os off-roaders aceleraram por locais úmidos, que formaram alguns facões. Sem chuva, o Transcatarina está explorando os terrenos em suas características naturais, o que tem permitido uma variedade interessante de obstáculos. 

 

Este segundo dia de Transcatarina, marcou a força com a qual os competidores buscam o melhor resultado possível, afinal, amanhã (15) é a grande decisão. E quem está desafiando as leis da física e comprovou que um raio cai três vezes no mesmo lugar, foi a dupla Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, que com uma diferença de oito pontos, faturou na categoria Máster. Destaque: eles são de Rio Negrinho/São Bento do Sul e vencer em casa, não tem preço. “Quero dizer que Deus, Nossa Senhora e São Bento nos conduziram até esse pódio. É o terceiro dia seguido que ganhamos e hoje percorremos a região da nossa cidade, o que me emociona ainda mais. É inexplicável essa sensação de receber este prêmio, junto a minha família”, disse Floriani, visivelmente emocionado e que foi ovacionado pelos demais participantes. Os segundo colocados foram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowshy. Em terceiro lugar ficaram Eduardo Moser e Idali Bosse. 

 

A Graduados tem se mostrado a categoria mais acirrada. Os três primeiros colocados empataram em 31 pontos, sendo que o piloto Milton Dresch e o navegador Alexandre Rech venceram pelo critério de desempate. Em segundo lugar ficaram Everton Gratt e Wesley Sari, seguidos colados por Paula Breves e Vilma Rafael Quintaes. “Acreditamos e seguimos o ritmo da prova; lutamos há muito tempo por esse pódio. É uma alegria enorme ocupar uma posição como essa no Transcatarina, não tem palavras”, declarou Dresch.

 

E tão embora o nome diz Turismo, os competidores desta categoria não vieram para o Transcatarina somente a turismo. Por uma diferença de apenas um ponto, Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer subiram no lugar mais alto do pódio. Na segunda posição ficaram Patrick Adriano Celeski e Felipe Pachewsky, com Rodrigo Juliano Borges e Tamara Sardagna, em terceiro. “Atribuímos essa vitória a amizade que temos um pelo outro (dupla), e onde a galera se perdeu, nós nos encontramos. Não erramos nada! E isso foi essencial neste resultado”, analisou o Liebl, que completou. “Neste sábado o 'bicho' vai pegar, com inúmeros balaios para superarmos”

 

Reta final 

 

O dia mais aguardado do 9º Transcatarina chegou! Neste sábado, 15, a caravana que compõe este importante evento do off-road nacional completa a viagem de 700 quilômetros entre a serra e o mar. A chegada será em Itajaí, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira. 

 

E o desafio para definir os campeões será surpreendente e exigente. A planilha final tem 150 páginas com 1.600 tulipas. Os navegadores deverão estar bem preparados para encarar os 120 balaios e pegadinhas (encontro de 4x4) espalhados por todo o caminho. “Preparamos uma prova para fechar o Transcatarina com chave de ouro. Diferente dos outros anos, essa disputa estará ainda mais rápida”, avisou o diretor de prova, Deco Muniz.   

 

Classificação – Segundo dia do 9º Transcatarina

 

Categoria Máster

1º Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, 45 pontos

2º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 37 pontos

3º Eduardo Moser e Idali Bosse, 34 pontos

4º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, 32 pontos

5º Leandro Rodrigo Riffel e Henry Ritter Kirst, 30 pontos

 

Categoria Graduados 

1º Milton Roberto Dresch e Alexandre Rech, 31 pontos

2º Everton Gratti e Wesley Sari, 31 pontos

3º Paula Breves e Vilma Rafael Quintaes, 31 pontos

4º Luis Miguel Sono e Rosi Vasconcelos, 22 pontos

5º Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva, 22 pontos 

 

Categoria Turismo 

1º Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer, 40 pontos

2º Patrick Adriano Celeski e Felipe Pachewsky, 37 pontos

3º Rodrigo Juliano Borges e Tamara Sardagna, 36 pontos

4º Denilson Bonfanti e Leandro José Machado, 29 pontos

5º Lenoir Paza e Michael da Silveira Masson, 25 pontos

 

*veja a classificação completa no site www.transcatarina.com.br

 

 

O 9º Rally Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Hankook Pneus, Governo de Santa Catarina e Floriani Fibras. Apoio de Gatos & Atos, SFI Chips, WB 4x4, Lave Bem Lavanderia, Posto Maçã, Floripa Textil, Grupo Gratt, Trilha SC, Ekron Guinchos, Le Mani, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas e Prefeitura Municipal de Itajaí 
Supervisão: FAUESC 
Realização: SC Racing