Transcatarina: uma aventura que completa 15 anos de existência

publicado em: 27/06/2023

Criado em 2009 como competição, o Transcatarina ganhou mais tarde categorias de passeio e turismo, transformando-se em um dos maiores eventos do off-road nacional. Edição de 2023 traz novidades

 

Um ano de festa para o Transcatarina. Um dos maiores eventos do off-road nacional comemora em 2023 seus 15 anos de existência – marca significativa considerando as incertezas e oscilações econômicas vividas pelo país neste período. O que surgiu exclusivamente como rally de regularidade em 2009 se transformou, em 2010, também em uma aventura para quem quer desafiar seus próprios limites e os de seu veículo 4x4 sem a pressão da competição, mas com adrenalina de sobra. 

 

 

E o sucesso dessa escolha se repete a cada ano, com a criação de novas categorias para acomodar a grande procura de jipeiros de todo o país pelo Transcatarina. Desta vez, a novidade é a Passeio Radical 04, que surge como mais uma opção para quem busca um meio-termo entre a 'pauleira' da Adventure e o ritmo mais leve da Expedition. 

 

A principal novidade desta 15ª edição, no entanto, está na exclusividade de datas entre o rally e o passeio. A competição acontecerá de 06 a 08 de julho partindo de Fraiburgo (como acontece desde o surgimento do Transcatarina) e com retorno à capital da maçã após um pernoite em Caçador. 

 

Já os inscritos na Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02, 03 e 04, e Expedition ganham as trilhas de 11 a 15 de julho, também a partir de Fraiburgo, com paradas em Caçador, Lages e São Joaquim e término em Tubarão, no litoral do estado. Essa, aliás, é uma das principais características do evento: mostrar as belezas e explorar os caminhos de diferentes regiões catarinenses. O que se traduz em estímulo à economia das cidades atravessadas, que recebem entusiastas de vários estados brasileiros. 

 

"Os segredos dessa trajetória são a paixão que temos pelo off-road e o trabalho incessante para fazer cada vez melhor, ano após ano. Não há recompensa maior do que ouvir os participantes, ao final de cada edição, ansiosos para que chegue a próxima. Esses 15 anos passaram rápido, e é motivo de grande orgulho ver o Transcatarina consolidado como um dos principais eventos do país", resume o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa. 

 

E ainda é possível participar do 15º Transcatarina. As categorias de competição (Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), Passeio Radical 03 e 04 e Expedition ainda têm vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br. 

 

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.