Dia sem respiro abre o rally do 15° Transcatarina

publicado em: 07/07/2023

Edição começou técnica e exigente, desafiando pilotos com piso liso e pegadinhas. Campeões serão conhecidos neste sábado (08) em Fraiburgo, após três últimas etapas

 

O primeiro dia de prova do 15° Transcatarina, cumpriu à risca a promessa da direção de prova de um percurso exigente e técnico, que não daria tempo de respiro a pilotos e navegadores. Os 120 quilômetros navegados, divididos em quatro etapas por entre pomares e fazendas de reflorestamento de eucaliptos entre Fraiburgo e Caçador reservaram referências próximas, médias de velocidade apertadas, muitos balaios e pegadinhas.

Na parte final, o piso liso e a lama tornaram as coisas ainda mais complicadas, mesmo para as duplas da Master, as mais experientes - erros e atrasos não faltaram. Na chegada, no Parque Central José Adami, em Caçador, sobraram elogios à primeira parte do desafio.

A Master, aliás, reúne um dos grids mais fortes da história, com vários campeões da prova. Entre eles, os mais recentes saíram na frente. Leandro Riffel e Michael da Silveira Masson conseguiram lidar com as condições complicadas para festejar no alto do pódio. "Cometemos alguns erros, procuramos não correr riscos e, quando vimos que praticamente todo mundo teve problemas, vimos que poderíamos vencer. Agora é encarar o segundo dia com a mesma seriedade para chegar ao bi", afirmou Leandro.

Na Graduado, a festa foi em família. Dirceu e Diogo Salla, pai e filho, mostraram entrosamento para sair na frente. "Foi um dia muito difícil. A primeira etapa até foi mais tranquila, mas depois ficou bem complicado, com o piso bastante liso. No sábado vamos tentar repetir essa tocada", disse Dirceu.


 

E se teve pai e filho brilhando, na Turismo a comemoração foi em casal. Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira levaram a melhor. "Fiz a minha parte e a Bruna navegou muito bem", comentou o piloto. "Hoje não teve DR no carro", brincou a navegadora.



Para seguir na pegada família, as vencedoras na Turismo Light foram as irmãs Silvana e Silmara Leal, em sua primeira participação. As brasilienses não colocaram muita fé no próprio desempenho de início, e por isso a comemoração foi grande. "Minha irmã foi perfeita na navegação. Nós perdemos muitos pontos e por isso achamos que tinha dado ruim, mas todos tiveram dificuldades na categoria. É sensacional estrear com a vitória", festejou Silvana. Que promete conter a ansiedade com a possibilidade do título. "Vamos manter a expectativa baixa e ver o que dá".

Campeões da Light em 2022, Rafael Colonetti e André Vanor Pacheco começaram a trajetória na Turismo Iniciante da mesma forma. "Não foi fácil, precisamos andar bem rápido para tentar ficar no tempo. Foi só o primeiro dia, temos muito rally pela frente no segundo", resumiu o navegador André.

 


O sábado (08) do rally de regularidade do 15° Transcatarina leva pilotos e navegadores no sentido inverso ao da véspera para consagrar os campeões da edição 2023. A partir de Caçador, as duplas das cinco categorias - Master, Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light -; encaram cerca de 100 quilômetros navegados atravessando fazendas de reflorestamento, com neutro em Rio das Antas. E o que já é difícil pode ficar ainda mais se a expectativa de chuva se confirmar. A recompensa vem com a festa programada para o Parque da Maçã, em Fraiburgo, em que serão entregues os troféus aos melhores.


DSTRAC

Um dos patrocinadores do 15° Transcatarina é a DSTRAC. A empresa se tornou referência no off-road, especializada no desenvolvimento e fabricação de uma ampla gama de peças e componentes de alta performance, como eixos diferenciais, semi-eixos, bloqueios, coroa e pinhão One Gear, T-Case, caixas de transferência Magnatork e muito mais. Além disso, o sucesso de vendas no mercado norte-americano e a exportação para mais de 10 países são testemunhos do compromisso em atender às necessidades de alto desempenho dos aventureiros em todo o mundo.

"O Transcatarina é uma grande oportunidade para promover nossa marca e fortalecer a confiança dos clientes. Como uma empresa do segmento off-road, valorizamos essa oportunidade de interação com entusiastas apaixonados e competidores experientes. Nós compartilhamos dessa paixão pelo off-road", destaca o engenheiro David Nardi, proprietário da DSTRAC.


15° Transcatarina

Rally de Regularidade


Primeira etapa: Fraiburgo /Caçador

Classificação

Master
1 - Leandro Riffel / Michael da Silveira Masson    3.688 pontos perdidos
2 - Gustavo Schimidt / Tiago Poisl        4.265 pp
3 - Flávio Roberto Kath / Rafain Walendowsky    6.377 pp
4 - José Andrade Júnior / Bernardo Schafer Andrade    6.534 pp
5 - Everton Gratt / Wesley Sari    6.971 pp


Graduado
1 - Dirceu Salla / Diego Salla    7.006 pontos perdidos
2 - Orli Katzer / Gustavo Katzer    10.404 pp
3 - Carlos Eduardo Ruschel / Marcelo Ritter    13.826 pp
4 - Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz    de Andrade Silva    17.801 pp
5 - Maércio Raposo / Lobsang Max    29.377 pp


Turismo
1 -  Denilson Bonfanti / Bruna de Oliveira    17.397 pontos perdidos
2 - Ramom Oliveira de Souza / Fábio Conte    25.983 pp
3 - Marcos Giannoni / David Taufik Rahd    31.172 pp
4 - Edson Ziolkowski / Luciano Pasqual    54.661 pp
5 - Carlos Alberto Volpato / Carlos Alberto Volpato Filho    54.983 pp


Turismo Iniciante
1 - Rafael Colonetti / André Vanor Pacheco    3.015 pp
2 - Henrique Moura / Rafael Labhardt    3.854 pp
3 - Ricardo Luiz Santos / Gustavo Westrup 6.097 pp
4 - Alencar Adami / Alfredo Adami    7.724 pp
5 - Vítor Delfrate Neto / Guilherme Delfrate    7.726 pp


Turismo Light
1 - Silvana Leal / Silmara Leal    24.524 pontos perdidos
2 - Pedro Paulo Esmeraldino / Vinícius Esmeraldino    164.206 pp
3 - Tiago Vaz da Silva / Patrícia Tarachuk Lima    249.842 pp
4 - Ederson Figura / Ronan  Koepp    268.156 pp
5 - Márcio Neneve / Luiz Fernando Neppel    443.964 pp


Programação


08 de julho

08h - Largada do primeiro carro em direção a Fraiburgo

14h - Previsão de chegada

19h30 - Entrega de boletos

20h - Premiação etapa e Final

 
O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.
Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.